Assim nasceu a ACIMA ...

Um grupo de empresários foi reunido para formar a Associação Comercial e Industrial de Morro Agudo, a fim de tornar mais forte a classe dos comerciantes e dos industriais desta cidade. Para isso, o grupo decidiu propagar o ideal aos demais, que resultou na formação da Associação, a ACIMA.

No dia 17 de Abril de 1991, os comerciantes da cidade reuniram-se no Clube Recreativo Morroagudense; juntos nomearam os senhores Sebastião Alves Cangerana, José Carlos da Silva, Murilo Guilherme, Laércio Gregório da Silva, Wilson Cassiano da Silva e Dirceu Prodossimo a fim de que pesquisassem os interesses de fundação da ACIMA.

Ao constatarem o interesse geral, colocaram editais de convocação em vários estabelecimentos de fácil acesso ao público; inclusive, a Rádio República AM fez várias chamadas em sua programação diária. Graças à adesão dos interessados, em 29 de Abril de 1991, foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Morro Agudo; quando foi eleita a primeira diretoria.

A primeira seção foi presidida por Sebastião Alves Cangerana, que apresentou o estatuto da entidade que nascia; após a leitura, foi aprovado por todos os presentes. Essa primeira reunião aconteceu na Câmara Municipal de Morro Agudo e contou com a presença do prefeito à época Manoel Martins Prado; do presidente da Câmara, Air Rodrigues de Castro e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Orlândia, José Adalberto Morandini, além de grande parte dos comerciantes e industriais da cidade.

Segundo o estatuto, a Associação Comercial e Industrial de Morro Agudo é uma entidade sem fins lucrativos, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e social, do comércio, da indústria e demais setores afins.

A Associação teve início com sede na Rua Inácio Franco nº 1.123. Posteriormente, mudou-se para Rua Inácio Franco nº 1516; após, para a Rua Parreira Lima nº 280 e depois para a Rua Inácio Franco nº 1.109. Atualmente, ela atende em sua Sede Própria, na Rua Nove de Julho nº 400.

Em sua história, a ACIMA contou com vários presidentes. Na gestão compreendida entre 1991 a 1993, presidiu a entidade Sebastião Alves Cangerana; de 1993 a 1995, Murilo Guilherme; de 1995 a 1997, Sergio Luiz Fiatikoski; de 1997 a 1999, novamente Murilo Guilherme; de 1999 a 2001, Sergio Rarua Nakayama, que foi reeleito para o biênio 2001 a 2003, de 2003 a 2005 foi eleito Murilo Guilherme e reeleito para gestão biênio 2005 a 2007 - 2007 a 2009 - 2009 a 2011 - 2011 a 2013 - 2013 a 2015 - 2015 a 2017, Luciano Carlos Chapina de 2017 na 2019, Rogério Chiaroti 2019 a 2021.  A atual gestão biênio 2021 a 2023 está sendo presidida por Luciano Carlos Chapina.

A entidade oferece uma série de serviços, eventos e estrutura para atender às necessidades da comunidade. Entre os serviços oferecidos, a ACIMA conta com o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, atual SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, sistema de abrangência nacional, que tem por objetivo oferecer consultas de pessoa física, pessoa jurídica, de cheques, além de outras informações úteis ao empresariado.

Além disso, há convênios de saúde, que tiveram início em 25 de novembro de 1993, com o plano HSBC Seguro Saúde S/A, transferido, em 01 de junho de 2003 para Sul América Seguro Saúde S/A, e em abril de 2001, foi assinado também convênio com a Unimed de Orlândia.

Destacam-se também as Feiras de Mostra Econômica, realizadas do Ginásio de Esportes Pacão, em parceria com o SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Morro Agudo, nos períodos de 26 a 29 de outubro de 1995, de 08 a 11 de agosto de 1996 e de 28 a 31 de agosto de 1997.
Promoções envolvendo lojas associadas, com sorteio de vários prêmios, é outro objetivo da ACIMA, que estimulam a movimentação comercial, promovem o crescimento das vendas e fortalecem a economia local.

A entidade ainda promove cursos diferenciados, nas áreas de gerenciamento, vendas, atendimento ao cliente, telefonista, além de muitos outros.

Para efetivar essas realizações, a Associação não trabalha sozinha, porque conta sempre com parcerias advindas do comércio e da indústria morroagudenses, que apóiam as promoções, objetivando o desenvolvimento da cidade.

A Associação Comercial e Industrial de Morro Agudo trabalha para suprir as necessidades dos associados e está à disposição para a filiação de futuras empresas que queiram associar-se, bem como, para sugestões que visem ao aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido.

Dúvidas sobre qual é a melhor solução para seu perfil de negócio?